A GLOBALIZAÇÃO PODE CAUSAR A HOMOGENEIZAÇÃO LINGUÍSTICA?
- DRCA

- 2 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

Por Renato Leonel Santos de Andrade - Membro da Ordem dos Economistas nº 10660
Terá a globalização culpa no desaparecimento de linguagens?
O desaparecimento de linguagens é um problema de tal magnitude que até a UNESCO desde 1993 criou o programa para salvaguardar linguagem em perigo de extinção (Ostler, 2008, pág. 210).
Ostler (2008) não aponta a globalização como causa principal desta realidade, e até assinala outras causas mais prováveis tais como: O imperialismo, o nacionalismo, e a centralização do desenvolvimento económico.
Contudo, existem vários autores que são mais taxativos perante a globalização como culpável desta situação:
"Globalização e homogeneização cultural têm levado à perda de muitas línguas minoritárias. (...) A globalização tem criado uma necessidade cada vez maior para línguas internacionais como o inglês, espanhol, francês, russo, chinês e árabe. À medida que essas línguas se tornam mais difundidas, outras línguas, muitas vezes locais e minoritárias, estão em risco de desaparecer." (Haugen, 1991).
"A globalização da economia e da cultura tem efeitos significativos sobre a diversidade linguística no mundo. Muitas línguas locais e minoritárias enfrentam pressão para ceder lugar a línguas internacionais." (Crystal, 2003)
"Como as línguas dominantes se expandem em todo o mundo, as línguas minoritárias enfrentam ameaças à sua sobrevivência e podem se tornar extintas. (...) Na era da globalização, a pressão para a adoção de línguas internacionais torna-se ainda mais forte, e as línguas locais e minoritárias podem enfrentar sérias ameaças à sua sobrevivência." (Nettle e Romaine, 2000)
Julgo que existe alguma evidência de que a globalização pode levar à homogeneização cultural e linguística, ameaçando a diversidade linguística e as línguas locais e minoritárias.
Referências bibliográficas:
· CRYSTAL, D. (2003). "English as a global language". Cambridge University Press.
· HAUGEN, E. (1991). "The ecology of language: Essays by Einar Haugen". Stanford University Press.
· NETTLE, D.; e ROMAINE, S. (2000). "Vanishing voices: The extinction of the world's languages". Oxford University Press.
· OSTLER, Nicholas (2008). "Is it globalization that endangers languages?", UNESCO/UNU Conference, 27 e 28 de Agosto de 2008.





Comentários