top of page

Boas Ideias das Eleições Francesas – O Digital

  • Foto do escritor: DRCA
    DRCA
  • 18 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Por Jorge Fonseca de Almeida - Membro da Ordem dos Economistas nº 1083


Está em curso a campanha eleitoral em França, enfrentando-se mais de uma dezena de candidatos da extrema-direita à extrema-esquerda. Apesar do resultado final ser fácil de antecipar o que estas eleições têm de interessante é um conjunto de boas ideias que têm surgido e que fazem todo o sentido quer em França quer em Portugal.


Hoje focaremos exclusivamente ideias no domínio da transformação digital, uma área chave para Portugal dado o nosso grande atraso neste setor.


Primeira ideia - Tornar obrigatório o alojamento informático dos dados do setor público, das empresas, das redes sociais e das redes de streaming, em território nacional, incluindo o alojamento que é feito na nuvem (cloud) (Nicolas Dupont-Aignan, Jean Lassale, Jean-Luc Mélenchon). Criar uma nuvem soberana (Valérie Pécresse). Trata-se de medidas no campo da segurança que pretendem manter na posse nacional os dados dos seus cidadãos e das suas empresas. Tem como consequência o alargamento do mercado interno de alojamento informático. Esta ideia tem todo o sentido para Portugal.


Segunda ideia - Desenvolver capacidades ofensivas de ciber-ataque. Esta ideia surge de diferentes quadrantes da direita e da extrema-direita Nicolas Dupont-Aignan, Jean Lassale e Marine Le Pen. Contra quem pensarão estes políticos utilizar este novo arsenal? Portugal deve estar atento.


Terceira ideia - Estabelecer um quarto ramo das forças armadas exclusivamente dedicado ao Digital e à ciber-defesa (Jean Lassale). Uma boa ideia que pode ser lançada como prioridade a desenvolver nas Forças Armadas portuguesas.


Quarta ideia - Criar um ministério para o Digital, para delinear e implementar uma estratégia nacional para este domínio.Também seria necessário em Portugal.


Quinta ideia - Regular as cripto-moedas e os cripto-ativos para preservar a estabilidade financeira (Yannick Jadot). Fundamental no nosso país.


Sexta ideia - Passar ao controlo público as empresas estratégicas de infraestruturas de telecomunicações digitais (Jean-LucMélenchom, Philippe Poutou). Do ponto de vista da segurança nacional é um tema a repensar.


Sétima Ideia - Lançar um cheque-equipamento no valor de 500 euros para apoio à digitalização das empresas (Anne Hidalgo).


Oitava ideia - Garantir o acesso livre aos conteúdos científicos, nomeadamente artigos publicados em revistas científicas, sendo pagos através de fundos públicos (Jean Lassale). Fundamental em Portugal, um país em que os investigadores têm de recorrer à pirataria informática para estar a par do que se vai fazendo na sua área de estudos.


Nona Ideia - Canalizar para o digital um forte investimento público e, em simultâneo, proteger o mercado de empresas estrangeiras (Marine Le Pen, Emmanuel Macron, Jean-LucMélenchon, Valérie Pécresse). Implementar uma Lei de Preferência Europeia ou Preferência francesa para os concursos públicos no domínio do Digital.


Décima Ideia - Impedir ou limitar o uso de tecnologias digitais de reconhecimento e vigilância de pessoas (Fabien Roussel, Philippe Poutou, Yannick Jadot).


Uma campanha eleitoral com ideias e propostas é algo a que não estamos habituados mas que tem sentido nas democracias mais robustas.

 
 
 

Comentários


Formulário de Assinatura

21 392 9470

©2020 por drcablog. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page