O QUE É GLOBALIZAÇÃO?
- DRCA

- 30 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

Por Renato Leonel Santos de Andrade - Membro da Ordem dos Economistas nº 10660
Para mim, Globalização é a realização do facto que somos todos uma só aldeia! Unidos e estruturados por interconexões económicas e sociais.
Harari (2013) assinala que o que permitiu (e permite) o homem ultrapassar o limiar natural sociológico que outorga uma visão global da humanidade são os "mitos comuns", ou crenças. No entanto, são precisamente crenças que geram pontos de fricção como o crescimento atual do nacionalismo (Judis, 2018).
É comum a globalização ser percebida como algo bom para o mundo. Mas Saramago acreditava que a desigualdade social e económica era acentuada pela globalização (Fonseca e Sá, 2016).
Contudo, "a globalidade de hoje será diferente da de amanhã" (Jacquinet, 2019), o que quer dizer que é mutável no tempo. É também multidimensional, manifestando-se mais acentuadamente nuns âmbitos, e noutro tempo (ou espaço) focando em outros âmbitos diferentes. Ao meu entender é precisamente o facto de ser mutável e multidimensional que faz difícil estarem todos de acordo num único conceito, pelo que gosto da simplicidade da minha definição inicial:
Globalização é a realização do facto que somos todos uma só aldeia!
Referências bibliográficas:
· HARARI, Yuval Noah (2013) - "Sapiens", Elsinone, pág. 41.
· JUDIS, John (2018) - "The Nationalist Revival", Columbia Global Reports.
· FONSECA E SÁ, Maria Irene (2016) - "José Saramago: Um olhar sobre a globalização e a sociedade da informação", Jistem, pág. 303
· JACQUINET, Marc (2019) - "Introdução à Globalização económica – Uma perspectiva histórica (I)", Texto desenvolvido para a UC 43018 sobre globalização económica do programa de Doutoramento em Estudos Globais.





Comentários