Sistema monerário global
- DRCA

- 8 de abr. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2020
Por Alfredo Costa - Membro da Ordem dos Economistas nº 6235
Caros colegas,
Nós economistas temos a obrigação de discutir a situação actual da dívida global dos estados e sua implicação no potencial reset ou novo sistema monetário internacional. A criação de moeda por parte do Fed e dos bancos centrais pode levar a consequências graves e devastadoras nas economias de todos os países.





https://www.youtube.com/watch?v=GAdxStkc5zk
Deixo uma conversa sobre o tema, que me parece relevante acompanhar. O problema dos "eurodólares" e a capacidade da Reserva Federal de "ter mão" numa moeda global, quando a sua jurisdição é meramente nacional. Na verdade, a recente extensão das "swap lines" para bancos centrais estrangeiros é a prova de que algo de errado se está a passar, mas ninguém sabe muito bem como resolver: https://www.federalreserve.gov/newsevents/pressreleases/swap-lines-faqs.htm
Partilho a preocupação do colega Alfredo Costa, nomeadamente a capacidade do USDollar manter a sua capacidade de moeda internacional, bem como o papel e cotação do euro num contexto de instabilidade monetária, e as respetivas repercussões na economia europeia e no rating da dívida dos países do sul da Europa. Irá a cura provocar mais estragos que a doença ?