Por Renato Leonel Santos de Andrade - Membro da Ordem dos Economistas nº 10660
Existem vários tipos de globalização: Económica, social e política (Lutkevich, 2021). Contudo se quisermos ir mais ao detalhe podia-se falar de globalização laboral, jurídica, cultural (social?) e até da informação! Salientando o aspeto multidimensional da Globalização.
Ao meu entender, os tipos de globalização estão todos interligados. Uma globalização política e/ou jurídica implica redução de custos e fluidez no âmbito económico, uma globalização social leva a políticas mais globais que reflitam uma nova realidade, uma globalização da informação impacta o âmbito laboral.
Voltando à pergunta inicial sobre qual a globalização mais importante, e muito apesar da minha formação como Economista que podia favorecer a económica, penso que todos os tipos de globalização são igualmente importantes. Podem ter impactos em áreas diferentes, mas que definem a nossa história e quem somos hoje.
Até julgo que, assinalar um tipo de globalização mais importante que outra, equivale a manifestar que uma ciência é mais importante que outra, o que não me parece sensato nem correto.
Referências bibliográficas:
· LUTKEVICH, Ben (2021) - "Globalization", Acedido em Julho de 2021, no website de: https://www.techtarget.com/searchcio/definition/globalization
Comments